O Fazedor de Sonhos em cor - óleo sobre tela - 150X300cm - 2013

 
O Fazedor de Sonhos 2009
São Paulo 2009.
A produção visual, literária e de áudio de Marcelo Paciornik, príncipe remoto que circula pelas margens das belas artes do império paulistano, não é merecedora de um comentário crítico delicado ou gentil.
O artista já visto de saiote masculino sem ser fashion, mãos e unhas sujas de tinta debruçado num espaço underground no centro de São Paulo e entoando uma orquestra de letras e músicos no CD Prankish – O Mago de Prata e três livros escritos, rasga e se rasga no que faz.
As pinturas gigantes, vistas nesta exposição fora do circuito previsível do “papai-mamãe enfim brilho nas artes”, particularizam uma obra inquieta que mereceria uma leitura vasta e dissertativa. O que escapa desta momentânea apresentação.
O trabalho plástico realizado e apresentado não é trabalho plástico na acepção da palavra. Isto é. Trata-se de uma fração de ficção e esconde um segredado documentário da nossa época. Marcelo Paciornik adultera os limites da pintura, do desenho, da música, da literatura fantástica, do game e da teatralidade para alimentar uma poética de arte e vida. O real é vampirizado e a ficção copulada.
Os retratados são frutos de representação. Não é necessário criar tal dúvida. Mas contraditoriamente são figurantes, pequenos dândis, sugestões caravaggianas e potentes protagonistas de uma dimensão artística alquímica.
Tais imagens nesta mostra surgem de janelas góticas, de pinceladas românticas e tridimensionalidade contemporâneas. Os adjetivos são necessários. Porque Marcelo Paciornik explora a ancestralidade e soma a procedimentos psicológicos e sociais no que realiza.
Os meninos/meninas vistos nas pinturas declaram-se ao público por seus olhares, corporeidades e posturas ficcionais. Ingênuos ou precoces. Eles criam aqui um dos elos de ligação com o caldeirão fervilhante do artista. São produtos e senhores de histórias. Transitam dentro de um universo arquitetado, sem freios e balanceados por questões éticas. Criação calorosa de Marcelo Paciornik.
Washington Dellacqua
 

 

Fazedor de sonhos 12 - 200x300 cm - óleo sobre tela

 

 

Twn 4 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 11 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 10 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 9 - 120x460 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 8 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 7 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 

 

Fazedor de sonhos 1 - 160x240 cm - óleo sobre tela

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Página 1 de 3